Image Map

CONSCIENTE SUBLIMINAR

(Imagem 1)

Tem-se o nome de mensagem subliminar toda mensagem que é passada com raras condições de percepção, tanto visualmente como também auditivamente. É  o  artifício  da  persuasão  inconsciente.  Trabalha  com  o subconsciente  das  pessoas. Embora não possamos identificar de imediato uma mensagem subliminar, nosso subconsciente apreende-a e ela é assimilada sem qualquer barreira consciente, e a recebemos como se tivéssemos sido hipnotizados.
Subliminares por definição são aquelas mensagens as quais nos são enviadas e recebidas abaixo dos limites de percepção do nosso consciente, passando a ter influencia sobre escolhas, atitudes e decisões a serem tomadas posteriormente. Ou seja, as mensagens subliminares se instalam em nossa mente como algo insignificante, imperceptível, mas que fica ali instalado como um vírus de computador que permanecerá inerte e só será ativado no momento certo.
A toda hora estamos decidindo, selecionando informações, e ao perceber uma mensagem nosso entendimento leva certo período para distinguir se ela é boa ou não, e em seguida se deseja se por a favor ou contra ela. A mensagem subliminar é depositada de maneira que seja imperceptível a nossa visão e/ou audição, mas que possa ser apreendida pelo inconsciente. Quanto mais rápida a mensagem for passada menor será nossa capacidade de acolhê-la ou não, então ela é receptada livremente e permanece armazenada, influenciando em posteriores decisões.

(Imagem 2)

Para a psicologia a mensagem subliminar é definida como qualquer estimulo produzido abaixo do limiar da consciência, e que produz resultados na atividade psíquica ou mental.
Tais mensagens subliminares são inseridas nos mais múltiplos meios de comunicação como historias em quadrinhos, revista, rádio, TV, cinema, vídeo games, musicas, informática, jornais, outdoors, etc...
(Imagem 3)
O que existe de subliminar nas cores do McDonald’s?
Remetem a produtos vendidos no restaurante. A letra "M" em amarelo é uma imagem de uma batata-frita.
A cor amarela desperta a fome, e o vermelho induz as pessoas a comerem mais rapidamente.

E você o que acredita? Mensagem subliminar: Mito ou Realidade?


Por: Victor Carvalho


Referências:
WEBER, Mariana. O que os olhos não veem. Super Interessante.
M M, Danielle. ALMEIDA, Muzel. MENDES Denise O. SILVA, Edilene Evangelista. SILVA, Karine. Santos, Karoline. MIRANDA, Marilia. M SILVA, Cristine. Psicologia na Net.
Imagem 1: Capa do filme O Rei Leão. Disney
Imagem 2: Capa do filme O Silencio dos Inocentes. Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) http://deolhonaverdade.files.wordpress.com/2010/06/silenceinoc.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário