(Imagem 1)
Tem-se o nome de mensagem
subliminar toda mensagem que é passada com raras condições de
percepção, tanto visualmente como também auditivamente. É
o artifício da persuasão inconsciente.
Trabalha com o subconsciente das pessoas. Embora
não possamos identificar de imediato uma mensagem subliminar, nosso
subconsciente apreende-a e ela é assimilada sem qualquer barreira consciente, e
a recebemos como se tivéssemos sido hipnotizados.
Subliminares
por definição são aquelas mensagens as quais nos são enviadas e recebidas
abaixo dos limites de percepção do nosso consciente, passando a ter influencia
sobre escolhas, atitudes e decisões a serem tomadas posteriormente. Ou seja, as
mensagens subliminares se instalam em nossa mente como algo insignificante,
imperceptível, mas que fica ali instalado como um vírus de computador que
permanecerá inerte e só será ativado no momento certo.
A
toda hora estamos decidindo, selecionando informações, e ao perceber uma mensagem
nosso entendimento leva certo período para distinguir se ela é boa ou não, e em
seguida se deseja se por a favor ou contra ela. A mensagem subliminar é
depositada de maneira que seja imperceptível a nossa visão e/ou audição, mas
que possa ser apreendida pelo inconsciente. Quanto mais rápida a mensagem for
passada menor será nossa capacidade de acolhê-la ou não, então ela é receptada
livremente e permanece armazenada, influenciando em posteriores decisões.
(Imagem 2)
Para a
psicologia a mensagem subliminar é definida como qualquer estimulo produzido
abaixo do limiar da consciência, e que produz resultados na atividade psíquica
ou mental.
Tais
mensagens subliminares são inseridas nos mais múltiplos meios de comunicação
como historias em quadrinhos, revista, rádio, TV, cinema, vídeo games, musicas,
informática, jornais, outdoors, etc...
(Imagem 3)
O que existe de subliminar nas cores do
McDonald’s?
Remetem a produtos vendidos no restaurante. A
letra "M" em amarelo é uma imagem de uma batata-frita.
A cor amarela
desperta a fome, e o vermelho induz as pessoas a comerem mais rapidamente.
E você o que
acredita? Mensagem subliminar: Mito ou Realidade?
Por: Victor Carvalho
Referências:
WEBER, Mariana. O que os olhos não veem. Super Interessante.
M M,
Danielle. ALMEIDA, Muzel. MENDES Denise O. SILVA, Edilene Evangelista.
SILVA, Karine. Santos, Karoline. MIRANDA, Marilia. M SILVA, Cristine.
Psicologia na Net.
Imagem 1: Capa do filme O Rei Leão. Disney
Imagem 2: Capa do filme O Silencio dos Inocentes. Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) http://deolhonaverdade.files.wordpress.com/2010/06/silenceinoc.jpg
Imagem 3: Marketing da empresa MC Donald’s.
http://mundoestranho.abril.com.br/imagem/pergunta_407132_mcdonalds-790350.jpg
http://mundoestranho.abril.com.br/imagem/pergunta_407132_mcdonalds-790350.jpg



Nenhum comentário:
Postar um comentário