Alguns
professores, na rede pública de ensino, que lecionam a adolescentes da
periferia dizem que conforme os jovens vão avançando nas séries,menos
estudantes negros há, este dado consta também para adolescentes. Porém essa constatação
não reconhece que há preconceito na escola.
Uma pesquisa realizada pela professora Irene Sales de Souza, da Universidade Estadual Paulista, em França, mostrou que 83% dos 200 entrevistados negaram já ter presenciado situações de discriminação no ambiente escolar, apesar de todos serem unânimes em afirmar que existe racismo no Brasil! Estudos também realizados por Steele(1992),dizem que estudantes negros nos Estados Unidos da América tendem, por vezes a considerar a atividade acadêmica como não importante,para evitar os contínuos “feedbacks” negativos em relação a sua cor. Por tanto é imprescindível que os professores abordem essa complicada questão que é o preconceito racial na tentativa de se evitar que mais crianças e adolescentes negros seja “obrigados” a desistirem da escola. "A discriminação afeta a auto-estima do estudante. Isso se reflete no aprendizado e é uma das causas da evasão", confirma a pesquisadora Ana Maria de Niemeyer, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas.
Uma pesquisa realizada pela professora Irene Sales de Souza, da Universidade Estadual Paulista, em França, mostrou que 83% dos 200 entrevistados negaram já ter presenciado situações de discriminação no ambiente escolar, apesar de todos serem unânimes em afirmar que existe racismo no Brasil! Estudos também realizados por Steele(1992),dizem que estudantes negros nos Estados Unidos da América tendem, por vezes a considerar a atividade acadêmica como não importante,para evitar os contínuos “feedbacks” negativos em relação a sua cor. Por tanto é imprescindível que os professores abordem essa complicada questão que é o preconceito racial na tentativa de se evitar que mais crianças e adolescentes negros seja “obrigados” a desistirem da escola. "A discriminação afeta a auto-estima do estudante. Isso se reflete no aprendizado e é uma das causas da evasão", confirma a pesquisadora Ana Maria de Niemeyer, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas.
Deste modo vale salientar
que o preconceito deve ser encampada pela coletividade a fim de se abolir de
vez o preconceito de alguns.
Por: Camila Renata Marques Cavalcante
Figura 1: Discriminação racial
Fonte: Site Nova Charges
Disponível em: http://novacharges.files.wordpress.com/2009/11/cota.jpg?w=500&h=460 – Acessada em Maio de 2014.
Fonte da pesquisa: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/respeitar-diferencas-427108.shtml - Acessada em Maio de 2014.

Muito interessante a articulação supracitada ! A subjetividade dos adolescentes é abalada frente ao preconceito, a inferioridade por vezes é internalizada e a vontade de crescer e evoluir numa escola é reprimida, a discriminação causa exclusão! Os estudantes precisam de um olhar diferenciado, de incentivo por parte do professor e da família para que ele consiga crescer ... Por: Luciana Rocha.
ResponderExcluirO preconceito só atrasa ainda mais a sociedade, além de "emburrar". Ótima postagem. Parabéns.
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