Diante das novas configurações dos relacionamentos juvenis, casais vem sofrendo com a chegada das redes sociais; estas foram criadas com o objetivo de provocar comunicação entre pessoas que moram distantes, provocar o surgimento de novas amizades, e aumentar a credibilidade do site. O que esses dados não mostram é que a interação social diminuiu, as pessoas, as pessoas não precisam mais estar perto para conversar, daí um vazio se estabelece e os assuntos são tratados via rede social.
A foto acima nos instiga a pensar a que ponto os relacionamentos chegaram, a facilidade da comunicação com pessoas desconhecidas fizeram com que o índice de traição aumentasse. A subjetividade das pessoas foram afetadas com a chegada de tais redes sociais, os casos de dupla personalidade cresceram, existem casos de adolescentes dizendo que as redes sociais os representa de tal forma que não poderia viver sem ela. Dessa forma, a subjetividade dos indivíduos tiveram que se adequar a essa nova realidade.
Os adolescentes em especial estão inseridos em um grupo social, no qual o pensamento de grupo fortalece a utilização de tais meios de interação,
mas vale ressaltar que não só os adolescentes se enquadram nesse contexto. A identificação grupal pode ser tanta que gere uma espécie de conformismo.
Com esse processo de subjetivação acontecendo, pessoas chegam a adoecer psiquicamente, uma vez que a entrada das redes sociais no âmbito de um relacionamento pode gerar desconfianças. Esse quadro pode até evoluir para uma depressão, e a saúde mental fica comprometida.
Entendendo a que ponto essas novas configurações de relacionamento podem chegar, os psicólogos devem ficar atentos para o aparecimento de sintomas que provoquem mal-estar nessas relações, para que dessa forma consigam amenizar e interferir em um quadro que poderia evoluir negativamente. O psicólogo deve levantar questionamentos a esse cliente de forma que o faça ver a real utilidade desse meio social, para que assim ele possa chegar a uma conclusão válida.
Por: Luciana Rocha
Figura 1: Casamento Online
Fonte: Blog Mulher Sim Senhora Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3VKEV2-A2myf-6UTPW0eoW9Pwqv4_BOH03MRNk1GqngqbxbikbdI6GprT9yta8uoLEIPfQxfhYOwsmNoD7m0Is8qS1GRXWLWDG5eeVg792Onqfjmb3yZS4FuZkMUzQnmmOz-a_V24mT4/s400/casamento+online%255B2%255D.jpg – Acessada em Maio de 2014.

A modernidade vem proporcionando relacionamentos líquidos, e as redes sociais por sua é um dos dilemas.
ResponderExcluir